Alfabeto e Fontes de LIBRAS

Tamanho do texto

"Quando eu aceito a lí­ngua de outra pessoa, eu aceito a pessoa... Quando eu rejeito a lí­ngua, eu rejeito a pessoa porque a lí­ngua é parte de nós mesmos... Quando eu aceito a Língua de Sinais, eu aceito o surdo, e é importante ter sempre em mente que o surdo tem o direito de ser surdo. Nós não devemos mudá-los, devemos ensiná-los, mas temos que permitir-lhes ser surdo."

Terje Basilier (Psiquiatra surdo norueguês)

LIBRAS, ( Lí­ngua Brasileira de Sinais), é a lí­ngua materna dos surdos brasileiros e, como tal, poderá ser aprendida por qualquer pessoa interessada pela comunicação com essa comunidade. Como lí­ngua, esta é composta de todos os componentes pertinentes às lí­nguas orais, como gramática semântica, pragmática sintaxe e outros elementos, preenchendo, assim, os requisitos cientí­ficos para ser considerada instrumental linguí­stico de poder e força. Possui todos os elementos classificatórios identificáveis de uma lí­ngua e demanda de prática para seu aprendizado, como qualquer outra lí­ngua.

Foi na década de 60 que as lí­nguas de sinais foram estudadas e analisadas, passando então a ocupar um status de lí­ngua. É uma lí­ngua viva e autônoma, reconhecida pela linguí­stica. Pesquisas com filhos surdos de pais surdos estabelecem que a aquisição precoce da Lí­ngua de Sinais dentro do lar é um benefí­cio e que esta aquisição contribui para o aprendizado da língua oral como Segunda lí­ngua para os surdos.

Os estudos em indiví­duos surdos demonstram que a Lí­ngua de Sinais apresenta uma organização neural semelhante à  lí­ngua oral, ou seja, que esta se organiza no cérebro da mesma maneira que as lí­nguas faladas.

É clara a necessidade da criança crescer dentro de um ambiente que possibilite o aprendizado natural da lí­ngua de sinais como primeira lí­ngua, que permite a criança o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, linguísticas e social, análogo ao de crianças que ouvem, podendo descobrir o mundo a sua volta sem problemas.

Download da Fonte de LIBRAS