Grupo de Estudos IST

Tamanho do texto

O objetivo do grupo de estudo do IST é proporcionar a formação continuada dos profissionais que atuam no ensino de português da instituição, conduzindo a reflexão e autonomia em seu próprio processo de desenvolvimento profissional.

Consideramos que a formação de professores de língua e a análise das próprias teorias pessoais tem se mostrado um meio eficaz na busca de uma educação bilíngue de surdos com excelência.

Os encontros são semanais e o programa do curso é desenvolvido conforme necessidade dos professores.

Abordamos temas como:

  • Apresentação e análise crítica dos principais modelos de aquisição/aprendizagem de língua estrangeira e segunda língua.
  • Concepções de linguagem subjacentes a cada modelo, ou seja , análise dos princípios gerais subjacentes aos métodos de segunda língua.
  • Discutir a prática de ensino de língua portuguesa, partindo de traços da Libras (Análise contrastiva).
  • Saber classificar as estratégias de ensino como predominantemente gramaticais ou comunicativas.
  • Selecionar e adaptar materiais didáticos de segunda língua.
  • Se apropriar pelo menos de dois modelos de aula da abordagem comunicativa para o ensino de línguas:
  1. Aula com base no ciclo A-P-P (apresentação, prática e produção;
  2. Aula com base em tarefa. A dinâmica das reuniões com base no referencial teórico da linguística aplicada tem contribuído para o aprofundamento e melhoria da prática de ensino.

Dicas de referencial teórico:

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 1998.

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Linguística Aplicada - Ensino de Línguas & Comunicação. 3ª ed. Campinas: Pontes, 2009.

CHANDRASEGARAN, Antonia. A intervenção como recurso no processo de escrita - Coleção Portfólio Sbs13: reflexões sobre o ensino de idiomas. São Paulo: Editora SBS, 2006.

RENANDYA, Wills A. e RICHARDS, Jack C. O Ensino Comunicativo de Línguas Estrangeiras - Coleção Portfólio Sbs13: reflexões sobre o ensino de idiomas. São Paulo: Editora SBS, 2006.