SOBRE
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional explicita que o Ensino Médio é a “etapa final da educação básica” (Art.36), o que concorre para a construção de sua identidade.
O Ensino Médio passa a ter a característica da terminalidade, o que significa assegurar a todos os cidadãos a oportunidade de consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental.
MISSÕES
APRIMORAR O EDUCANDO
Aprimorar o educando como pessoa humana incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
GARANTIR PREPARAÇÃO BÁSICA
Garantir a preparação básica para o trabalho e a cidadania;
CONTINUIDADE DOS ESTUDOS
Dotar o educando dos instrumentos que o permitam “continuar aprendendo”, tendo em vista a continuidade dos estudos em nível superior.
PROMOVER AÇÕES DE FAVORECIMENTO AO EDUCANDO
Propiciar ações que favoreçam o educando a posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
VIVENCIAR VALORES
Vivenciar os valores espirituais e morais.
FORNECER ESPAÇOS DE DISCERNIMENTO
Oportunizar espaços de discernimento sobre suas escolhas existenciais.
APRIMORAR A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Aprofundar o conhecimento e uso formal da Língua Brasileira de Sinais como instrumento de comunicação e auto-expressão.
DEMONSTRAR IMPORTANCIA DO ENSINO MÉDIO
A etapa do Ensino Médio torna-se fundamental para o jovem surdo para se posicionar frente a uma sociedade de muitas oportunidades embora exigente e complexa.
POSSIBILITAR AVANÇO NOS ESTUDOS
Possibilitar o prosseguimento de estudos;
PROFESSORES E COLABORADORES ALTAMENTE QUALIFICADOS
Professores, colaboradores do IST tem o compromisso social de favorecer uma educação de qualidade para que os surdos se realizem com dignidade e autonomia.