Esportes coletivos Aulas de Vôlei

INICIAÇÃO ESPORTIVA PARA SURDOS

Promover, incentivar e integrar através do esporte crianças, jovens e adultos surdos nas modalidades Voleibol e Futsal.

JUSTIFICATIVA

Propomos a criação do Centro de Desenvolvimento Esportivo Inclusivo para promover a inclusão e a integração das crianças, jovens e adultos surdos.

Na nossa visão, a prática de esportes, sem dúvida alguma, melhora o desenvolvimento pedagógico do aluno portador de surdez, uma vez que, além dos benefícios em termos de saúde que todos conhecemos, favorece a ampliação da coordenação motora, equilíbrio, força e agilidade.
Também proporciona independência maior a partir da melhora de autoestima e autoconfiança, adquiridas a partir da socialização, seja esta entre surdos ou entre surdos e ouvintes.

O resultado dessa interação entre surdos é significativo quando levamos em conta que, através do esporte, haverá maior amplitude quanto á percepção que a sociedade passa a ter das pessoas com surdez e suas potencialidades.

Os jovens surdos de classe mais abastada ainda podem se relacionar e interagir através de boas escolas particulares e rede social, muitos com aparelhos celulares e computadores de última geração. Já os jovens surdos de classes mais pobres, moradores na periferia das grandes cidades, ficam presos ao ambiente em que vivem e se tornam alvos fáceis das drogas, bebidas alcoólicas e outros desencaminhamentos.

Temos que reverter através da força do esporte, este quadro. Investir em projetos esportivos com profissionais interessados, dedicados e competentes, poderá trazer benefícios a estas comunidades surdas do nosso estado.

Em concordância com este contexto, o INSTITUTO SANTA TEREZINHA, que nasceu para dar oportunidades esportivo-educacionais principalmente para o público surdo, apresenta este projeto que certamente poderá ser de grande valia para a sociedade.

Educação por meio do esporte, este é o objetivo principal do projeto, uma vez que o instituto acredita no esporte como uma das principais ferramentas para a educação do cidadão, e para sua transformação diária, utilizando-se de diversas técnicas esportivas para fomentar a disciplina, a inserção na sociedade, a boa utilização do período pós escolar e a convivência com outros em ambiente saudáveis, longe de áreas de risco, para os participantes.

OBJETIVO GERAL:

Criação do Centro de Desenvolvimento Esportivo Inclusivo para crianças, jovens e adultos surdos, de ambos os sexos nas modalidades Voleibol e Futsal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Incentivar e promover o esporte de forma inclusiva
  • Tornar-se um pólo formador de cidadãos através da prática do esporte;
  • Oferecer um trabalho que propiciem o desenvolvimento físico e intelectual dos participantes.

METODOLOGIA:

A metodologia utilizada para o trabalho de desenvolvimento das modalidades voleibol e futsal são as mesmas utilizadas para o esporte olímpico de base, o diferencial é que todas as instruções e acompanhamento das atividades terão simultaneamente a tradução em Libras por profissionais da área do esporte.

Este conceito de integrar os esportes entre surdos, contribui muito para o crescimento das habilidades e capacidades físicas e técnicas desportivas para os alunos surdos.

Temos 2 ginásios de esportes para a execução das atividades esportivas.

Nos ginásios estaremos desenvolvendo a seguinte grade horária:

Terças e Sextas: Voleibol

Segundas e Quintas: Futsal

Horários: das 14.30h às 17.30h.

Parceria e informações:

esportescoletivos@institutosantateresinha.org.br