top of page
instituto santa teresinha 0010.png

Ínicio de
tudo

Nossos
valores

Nossos
objetivos

instituto santa teresinha logo 0016.png

Nossa história

Instituto Santa Teresinha

é uma associação de direito privado, de natureza beneficente e filantrópica, sem fins econômicos e lucrativos, de caráter assistencial.

As Irmãs vieram para o Brasil em 1906.

Imagem2.png

     Em 1833 o Padre Bonhomme fundou a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Calvário para ajudá-lo a fazer o bem às pessoas.

Imagem3.png

Escola dos Surdos em Bourg-la Reine na França

Imagem5.png
Imagem6.png

     Em 1833 o Padre Bonhomme fundou a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Calvário para ajudá-lo a fazer o bem às pessoas.

Imagem4.png
Imagem7.png

     O Instituto Santa Teresinha fundado em abril de 1929, na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, pelas Irmãs da Congregação de Nossa Senhora do Calvário.

    Teve como pioneiras duas religiosas francesas: Madre Luiza dos Anjos e Irmã Maria São João e duas brasileiras: Irmã Suzana Maria e Irmã Madalena da Cruz.

Imagem9.png

     1ª Casa IST - Campinas 1929

Imagem10.png

Na época se deu prioridade para aquisição de fala e reeducação da audição.

Imagem11.png
instituto santa teresinha 0001.png

Desde a fundação da Congregação por Pe. Pierre Bonhomme ele manifestava uma grande preocupação com as pessoas surdas, pois estavam impossibilitadas de participar das riquezas da fé. Em 1854 funda em Mayrinhac- Lentour Região do Lot, uma escola para meninas surdas. Em 1856 funda em Paris, na Rue des Postes uma escola especial para surdos, sendo, em 1861 transferido para Bourg-la- Reine – nos arredores de Paris.
Um acontecimento histórico de 1906, uma lei contra as escolas confessionais, motivou a vinda das Irmãs para o Brasil.

Em abril de 1929 na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, duas pioneiras religiosas francesas: Madre Luiza dos Anjos e Irmã Maria São João e duas brasileiras: Irmã Suzana Maria e Irmã Madalena da Cruz iniciam uma escola para meninas surdas no modelo de educação especial francês.

Em 18/03/1933, transferiu-se para São Paulo, funcionando inicialmente em prédios alugados. A partir de 1939, instalou-se em prédio próprio num terreno doado pelo médico otorrinolaringologista Dr. Otoni Rezende Barbosa, interessado pela educação dos surdos. Não existia até então nenhuma escola particular para surdos em São Paulo. Relendo os anais da Entidade nota-se que as alunas vinham de diferentes regiões do país.

Inicialmente a escola funcionou em regime de internato. O prédio foi construído em etapas graças a subvenções dos poderes públicos, donativos de benfeitores, promoções e eventos diversos. A audácia das fundadoras e a fé inabalável desse pequeno grupo de educadoras permitiu que o estabelecimento se desenvolvesse rapidamente e se tornasse conhecido e respeitado pelas pessoas que o visitavam admirando o trabalho e a dedicação das religiosas e de suas professoras

Por influência da educação francesa até a década de 1990, o IST, adotou o método oral na educação dos surdos. Nas salas de aula eram instalados equipamentos destinados à reeducação auditiva. Todos os esforços se dirigiam para que a criança surda desenvolvesse a comunicação oral, a leitura labial aliado ao grande incentivo para o uso do aparelho auditivo. Nessa época o IST fez parte da aplicação do Método SUVAG, onde se enfatizava a função auditiva e a comunicação oral do educando surdo.

A década posterior a comunidade surda consegue desenvolver uma luta em prol do reconhecimento de uma língua que os identifica socialmente. Com os avanços conquistados a Língua Brasileira de Sinais ganhou status possibilitando ampliar sua aceitação em toda a dimensão social.

Dentro da perspectiva da educação de surdos o Instituto tem se organizado conforme a filosofia bilíngue, e tem como objetivo principal o desenvolvimento cognitivo-linguístico, tendo acesso às duas línguas: a língua de sinais (libras) e o Português escrito.

Primeiras Alunas

instituto santa teresinha 0005.png

Alunas aplicadas, estudiosas, com muitos talentos.

instituto santa teresinha 0006.png

2002 Novos tempos exigem mudanças
Comunicação em libras

instituto santa teresinha 0008.png
instituto santa teresinha 00010.png

Incentivo às atividades esportivas:   saúde e lazer.

instituto santa teresinha 0009.png
instituto santa teresinha 0011.png

Festa junina no IST
Este encontro é tradicional.

instituto santa teresinha 0012.png
bottom of page