As Irmãs vieram para o Brasil em 1906.
Nossa História
Escola dos Surdos em Bourg-la Reine na França
O Instituto Santa Teresinha fundado em abril de 1929, na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, pelas Irmãs da Congregação de Nossa Senhora do Calvário.
Teve como pioneiras duas religiosas francesas: Madre Luiza dos Anjos e Irmã Maria São João e duas brasileiras: Irmã Suzana Maria e Irmã Madalena da Cruz.
1ª Casa IST - Campinas 1929
Na época se deu prioridade para aquisição de fala e reeducação da audição.
Desde a fundação da Congregação por Pe. Pierre Bonhomme ele manifestava uma grande preocupação com as pessoas surdas, pois estavam impossibilitadas de participar das riquezas da fé. Em 1854 funda em Mayrinhac- Lentour Região do Lot, uma escola para meninas surdas. Em 1856 funda em Paris, na Rue des Postes uma escola especial para surdos, sendo, em 1861 transferido para Bourg-la- Reine – nos arredores de Paris.
Um acontecimento histórico de 1906, uma lei contra as escolas confessionais, motivou a vinda das Irmãs para o Brasil.
Em abril de 1929 na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, duas pioneiras religiosas francesas: Madre Luiza dos Anjos e Irmã Maria São João e duas brasileiras: Irmã Suzana Maria e Irmã Madalena da Cruz iniciam uma escola para meninas surdas no modelo de educação especial francês.
Em 18/03/1933, transferiu-se para São Paulo, funcionando inicialmente em prédios alugados. A partir de 1939, instalou-se em prédio próprio num terreno doado pelo médico otorrinolaringologista Dr. Otoni Rezende Barbosa, interessado pela educação dos surdos. Não existia até então nenhuma escola particular para surdos em São Paulo. Relendo os anais da Entidade nota-se que as alunas vinham de diferentes regiões do país.Inicialmente a escola funcionou em regime de internato. O prédio foi construído em etapas graças a subvenções dos poderes públicos, donativos de benfeitores, promoções e eventos diversos. A audácia das fundadoras e a fé inabalável desse pequeno grupo de educadoras permitiu que o estabelecimento se desenvolvesse rapidamente e se tornasse conhecido e respeitado pelas pessoas que o visitavam admirando o trabalho e a dedicação das religiosas e de suas professoras Por influência da educação francesa até a década de 1990, o IST, adotou o método oral na educação dos surdos. Nas salas de aula eram instalados equipamentos destinados à reeducação auditiva. Todos os esforços se dirigiam para que a criança surda desenvolvesse a comunicação oral, a leitura labial aliado ao grande incentivo para o uso do aparelho auditivo. Nessa época o IST fez parte da aplicação do Método SUVAG, onde se enfatizava a função auditiva e a comunicação oral do educando surdo.A década posterior a comunidade surda consegue desenvolver uma luta em prol do reconhecimento de uma língua que os identifica socialmente. Com os avanços conquistados a Língua Brasileira de Sinais ganhou status possibilitando ampliar sua aceitação em toda a dimensão social.Dentro da perspectiva da educação de surdos o Instituto tem se organizado conforme a filosofia bilíngue, e tem como objetivo principal o desenvolvimento cognitivo-linguístico, tendo acesso às duas línguas: a língua de sinais (libras) e o Português escrito.